Açores - São Miguel: Furnas


Piscina de águas férreas, Vila das Furnas, ilha de São Miguel, Açores


 Olá, olá!

  Vamos continuar pela linda ilha de São Miguel nos Açores. Tal como referi no último post, no quarto dia mudamos de poiso. Deixamos Ponta delgada logo pela manhã e seguimos em direção ao Nordeste de São Miguel, a nossa paragem seria nas Furnas. Esta é uma pequena vila, no concelho da Povoação, muito conhecida pelas suas caldeiras (em ebulição permanente) que nos relembram que pisamos terrenos vulcânicos.
  Aqui escolhemos como alojamento o belíssimo Terra Nostra Garden Hotel, situado no centro da vila. Como só podíamos fazer check-in às 14h, optamos por ir em primeiro lugar explorar a região e só mais tarde ir para o hotel.

  Após, cerca de 40 minutos de viagem, chegamos à primeira paragem, o miradouro do Pico de ferro; este miradouro proporciona uma vista fantástica sobre a lagoa das furnas. 

Miradouro do Pico do ferro, com vista para a lagoa das Furnas. São Miguel, Açores.




  Nas margens desta lagoa e, devido a fenómenos vulcânicos de águas que atingem temperaturas muito elevadas no subsolo, é possível cozinhar. Aqui é feito o tradicional cozido das Furnas, semelhante ao tradicional mas cozido debaixo da terra em grandes panelas que são colocadas em buracos de manhã muito cedo e retiradas pela hora de almoço, sendo depois servido nos restaurantes da região. 


Lagoa das Furnas.
  É possível percorrer um trilho, passando pelas fumarolas, observando a força da terra e da mãe natureza. O cheiro a enxofre é muito intenso e pode incomodar. Para entrar na zona das fumarolas e aceder à lagoa paga-se 50 cêntimos por pessoa. Existe um parque de estacionamento no local.








Fumarolas na Furnas, São Miguel, Açores.


"Buracos" onde se confeciona o cozido das Furnas (e onde estava o nosso almoço!).

  Após percorrer esta zona decidimos tentar passear pelas margens da lagoa para chegar à outra ponta, onde se encontra a igreja de Nossa Senhora das Vitórias, uma igreja de cor negra que dá uma aura de misticismo ao local. Percorremos o caminho até meio, mas decidimos voltar para trás, uma vez que tínhamos reserva para o cozido no restaurante Tony's e tínhamos receio de nos atrasar muito. Voltaríamos no fim de almoço!

Lagoa das Furnas, São Miguel, Açores.


Trilho da Grená, São Miguel, Açores.


  Posto isto, lá fomos nós; o restaurante Tony's fica no centro da vila das furnas e o cozido era mesmo muito bom! Os sabores da batata misturam-se com o dos enchidos e da carne, conferindo um sabor  fantástico e muito diferente do que estamos habituados a comer no continente. Ficamos fãs, aconselho vivamente!!


Cozido das Furnas

  Após um almoço intenso (e pesado!) e com o objetivo de queimar as calorias voltamos à lagoa das Furnas, mas ao lado contrário onde tínhamos estado inicialmente, onde também tem estacionamento, mas menos gente.

Lagoa das Furnas, São Miguel, Açores.


Lagoa das Furnas, igreja de Nossa Senhora das Vitórias, São Miguel, Açores.


Igreja de Nossa Senhora das Vitórias, São Miguel, Açores.

  Depois deste passeio fomos para o hotel, até porque estava imenso calor e eu só queria uma t-shirt para vestir; fui preparada para chuva e frio mas afinal bem podia ter levado umas t-shirts que bem jeito me davam!

  O hotel terra Nostra está inserido num belíssimo jardim que já foi considerado um dos jardins mais bonitos do mundo pela revista Condé Nast Travel. O hotel é lindo! Ficamos um quarto com varanda que tinha vista para o jardim e adoramos! 
  
Jardim do Parque Terra Nostra, São Miguel, Açores.
  
Jardim do Parque Terra Nostra, São Miguel, Açores.

Jardim do Parque Terra Nostra, São Miguel, Açores.







  Neste jardim encontra-se também outro dos ex-libris de São Miguel: uma piscina de águas férreas aquecida naturalmente que é só assim a coisa mais relaxante de todo o sempre! 

Piscina de águas férreas, São Miguel, Açores.

  É possível desfrutar da piscina e dos jardins mesmo não ficando alojados no hotel, mediante o pagamento de entrada (acho que são 6€) e num horário definido. Já os hóspedes têm acesso gratuito e ilimitado. Seja como for, se estiverem por São Miguel (ou a pensar ir!) reservem uma tarde para aqui, é absolutamente imperdível!

  Já se imaginaram, entrar numa piscina ao ar livre, de água castanha, que independentemente da temperatura cá de fora, está mesmo quente?! Juntem a isso, um jardim fantástico à volta que cria um ambiente mágico e relaxem! É mesmo para desfrutar e esquecer que o resto do mundo existe!


Piscina de águas férreas no parque terra nostra, São Miguel, Açores.

  Quando coloquei a foto do local no Facebook, tive várias pessoas a questionar a cor da água, que parecia suja e não teriam coragem de entrar! Esqueçam isso, a água tem esta cor devido à presença de ferro e convém levar um fato-de-banho a que não tenham muito amor, porque o ferro mancha os tecidos e não sai, acabando por ficar estragados, mas a sensação de lá estar é fantástica e de um relaxamento indescritível!!

  Á agua estava mesmo quente e este sitio é perfeito para uma tarde de relax, uma vez que estamos envolvidos por um jardim de vegetação luxuriante que cria o ambiente perfeito! Sabe tão bem ficar por ali na água quente a relaxar, envolvidos por uma paisagem magnífica, sentimo-nos no paraíso. E é mesmo! Os Açores são um paraíso escondido! Um paraíso que merece ser descoberto com moderação, sob pena de se perder a autenticidade e a sensação de que pisamos um lugar mágico e onde a natureza se encontra em estado puro!

Parque Terra Nostra ao anoitecer. São Miguel, Açores.

Comentários