Miradouro da Ponta do Sossego, Nordeste. São Miguel, Açores.
O nosso último dia completo em São Miguel foi dedicado a explorar o Nordeste da ilha.
O Nordeste de São Miguel caracteriza-se por paisagens cénicas, escarpas abrutas para o mar que nos revelam cenários lindíssimos, o azul do oceano e a habitual paz que se sente nesta ilha, apenas cortada pelo barulho das ondas do Atlântico batendo lá em baixo.
O dia estava, mais uma vez, fantástico com um céu azul e um sol espetacular, parecia verão. Saímos das furnas de manhã e a primeira paragem foi no salto da farinha que fica próximo do miradouro da pedra dos estorninhos, na freguesia de Salga.
Descida entre o miradouro do salto da farinha e o miradouro da Pedra dos Estorninhos, São Miguel, Açores.
Miradouro Pedra dos Estorninhos, São Miguel, Açores.
Daqui seguimos para o parque natural da Ribeira dos Caldeirões. Este parque localiza-se ao longo de uma parte do curso de água da Ribeira dos Caldeirões, na freguesia de Achada. Aqui podemos apreciar uma belíssima cascata de águas límpidas. Pelo parque, rodeados de uma vegetação luxuriante, encontram-se também diversos moinhos de água, existem mesas para fazer um pic-nic e trilhos que se podem percorrer à descoberta do parque.
Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões, São Miguel, Açores.
Cascata no porque natural da ribeira dos caldeirões, São Miguel, Açores.
Continuando o percurso à descoberta do Nordeste fomos ter à ponta do Arnel, onde se encontra o farol do Arnel; daqui é possível ter uma vista deslumbrante sobre a costa norte de São Miguel.
Ponta do Arnel, São Miguel, Açores
Farol do Arnel, São Miguel, Açores.
Após o almoço, seguimos para um dos sítios mais bonitos da ilha e que tem uma vista absolutamente soberba.
Entrada no miradouro da Ponta do Sossego, São Miguel, Açores.
Trata-se do miradouro da Ponta do sossego (encontram nome mais apropriado para este sitio?), localizado no concelho do Nordeste. Este miradouro, envolvido por um belíssimo jardim (13000 m2 de área ajardinada, em socalcos desnivelados), permite ter das vistas mais bonitas e incríveis da ilha.
Daqui consegue observar-se o oceano Atlântico, nomeadamente a costa norte e as montanhas do Nordeste. Acho que não são precisas muitas descrições, as fotos que se seguem falam por si. Neste local existem diversas mesas para pic-nic e segundo o que lemos é dos sitos preferidos pelos Micaelenses para um pic-nic ao fim-de-semana. Percebe-se não é? Com esta vista!!
Miradouro da Ponta do Sossego, São Miguel, Açores.
Miradouro da Ponta do Sossego, São Miguel, Açores.
Miradouro da Ponta do Sossego, São Miguel, Açores.
Ao final da tarde regressamos ao hotel, onde a magnifica piscina de águas castanhas chamava por nós. Ainda não tínhamos ido embora e já tínhamos saudades de São Miguel, da simpatia das pessoas, do sossego, da paz, das paisagens magnificas. São Miguel encantou-nos a cada dia, em cada quilómetro que percorremos (foram 689 km no total!), a cada paisagem que nos fez abrir a boca de espanto. Está certamente no topo dos sítios onde temos a certeza que voltaremos, provavelmente da próxima vez juntaremos outras ilhas do arquipélago ao percurso. É certamente um até breve!
Comentários
Enviar um comentário